terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que é o Diwali?


Fabiana Paiva – Dança do Ventre (Profª Dana)


O que é o Diwali?

Diwali é um festival hindu, marca o início de um novo ano, significa “festa das luzes”, é celebrado uma vez ao ano e tem duração de cinco dias. A origem do Diwali é remota. De acordo com historiadores, a festa nasceu na Índia antiga, na época das colheitas. Mas, há quem diga que o Diwali é um festival para homenagear a deusa Lakshmi. Muitos acreditam que a deusa Lakshmi traz prosperidade ao mundo. Entretanto, a origem do Diwali pode variar de acordo com a região e suas lendas. O festival é celebrado pelos indianos que vivem fora do país e em outras religiões como o Budismo, por exemplo. O conceito deste festival é a iluminação da alma e da mente e consiste também em eliminar todo mal e ignorância da vida de cada um.

As casas são rigorosamente limpas e decoradas durante o dia. À noite elas são iluminadas com lamparinas de óleo, incensos e há troca de presentes e doces entre amigos e familiares. Esta confraternização traz a união e amizade entre as pessoas. Elas se abraçam e toda a inimizade é esquecida.

Na festa das luzes a Índia é toda iluminada com fogos de artifício e muita festa. Os hindus que vivem no norte da Índia rezam pedindo sucesso e prosperidade para o novo ano que está chegando. Desejam, também, que as luzes possam iluminar o entendimento de cada um e que todos alcancem a evolução espiritual e material. As luzes e as lamparinas representam a vitória do bem sobre o mal dentro do indivíduo.

Nessas noites as esposas hindus devem dançar para seus maridos e as pessoas devem usar roupas novas. Os cinco dias de festa comemoram o seguinte:

• 1º dia: São feitas orações à deusa Lakshmi a fim de trazer prosperidade para o novo ano.
• 2º dia: São realizadas as reverências às divindades.
• 3º dia: É o dia principal. A dona da casa desenha o rangoli (desenho que é posto na frente da casa), acendem-se velas por todos os cômodos, é feito o “Puja” à deusa Lakshmi e há explosão dos fogos de artifício.
• 4º dia: É o dia de Gudi Padwa que simboliza o amor entre a esposa e o marido. Neste dia ocorre uma refeição especial e a troca de presentes.
• 5º dia: É o “dia do irmão”. As “irmãs” fazem um “Puja” desejando a saúde e a segurança deste. O “irmão” faz uma marca na testa delas como símbolo de saúde e felicidade. Há fogos de artifício que é um aviso aos deuses de que o povo está feliz, entretanto, há quem acredite que a fumaça tem a função de matar os insetos que infestam a Índia após as monções.

São cinco dias de pura festividade nos quais o perdão é concedido entre as pessoas. Deve haver um clima de harmonia e amizade. É a chance para que todos se misturem, esqueçam dos preconceitos e alcancem a sabedoria e a evolução espiritual

Um comentário:

Fabizinha disse...

Nossa, mestra!!! Adorei este trabalho sobre o Diwali! Esta tal de Fabiana é show de bola, hein?! Rsrs!!!

O blog está lindo!!

Beijocas!!