sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Said


AULA DE SAID
1. INTRODUÇÃO
TRÊS ELEMENTOS COMPÕEM,NECESSARIAMENTE, QUALQUER MÚSICA.ESSES ELEMENTOS SÃO; A MELODIA,QUE É A FORMA COMO O SOM SE DESENROLA NO TEMPO; A HARMONIA,QUE DIZ RESPEITO A FORMA COMO OS SONS SOAM SIMULTANEAMENTE;E O RITMO.
É O RITMO QUE DETERMINA A DURAÇÃO DE CADA SOM NA MÚSICA, E TAMBÉM A DURAÇÃO DOS SILÊNCIOS. A MESMA SEQUÊNCIA DE TRÊS NOTAS IGUAIS PODE SE TRANSFORMAR EM MÚSICAS TOTALMENTE DIFERENTES SOMENTE VARIANDO O RITMO.
2.RITMO SAID
SAID É O NOME DE UMA REGIÃO SITUADA NO ALTO EGITO, BERÇO DAS TRADICIONAIS DANÇAS FOLCLÓRICAS QUE UTILIZAM BASTÕES OU BENGALAS, CONHECIDAS COMO RAKS AL ASSAYA.ESSA DANÇA É INSPIRADA EM OUTRA EXPRESSÃO CORPORAL DESTA PROVÍNCIA, O TAHTIB,ONDE OS HOMENS MESCLAVAM MOVIMENTOS DE DANÇA COM GOLPES DE LUTA EMPUNHANDO LONGOS BASTÕES. A RAKS AL ASSAYA SURGIU COMO UMA ADAPTAÇÃO FEMININA DO TAHTIB,COM MOVIMENTOS MAIS LENTOS E GRACIOSOS.
O RITMO DE PERCUSSÃO ÁRABE QUE MARCA ESSAS DANÇAS TAMBÉM RECEBE O NOME DE SAID, POIS TAMBÉM SE ORIGINOU NESSA REGIÃO.POSSUINDO A MESMA ESSÊNCIA DO RITMO MAQSOUM,O SAID ESTÁ ENTRE OS RITMOS MAIS TOCADOS NAS MÚSICAS DE QUASE TODOS OS PAÍSES ÁRABES, DESDE AS COMPOSIÇÕES TRADICIONAIS ATÉ AS MAIS MODERNAS. A PRESENÇA DO SAID TAMBÉM É BEM COMUM NAS MUSICAS PARA O DABKE, UMA DANÇA FOLCLÓRICA DE RODA. É UM RITMO DE COMPASSO 4/4 MUITO PARECIDO COM O BALADI, OUTRO RITMO DERIVADO DO MAQSOUM. A ESTRUTURA DO SAID É SIMPLES, MAS PODE COMPORTAR INÚMERAS VARIAÇÕES, TORNANDO-O UM RITMO RICO EM SONORIDADE E AMPLAMENTE UTILIZADO EM SOLOS COM DERBAKE.
3.REPRESENTAÇÃO CIFRADA DO SAID
* ESTRUTURA BÁSICA: DUM TA DUM DUM TA
*PARA DERBAKES: DUM DUM/TAKADUM/DUM/TAKATA TAKA
DUM TA/TAKADUM/DUM/TAKATA TAKA
REALIZAÇÃO: Prof Dana el Fareda e Walter Neto

Nenhum comentário: